No dia 17 de Agosto, o Coliseu Figueirense recebeu a IX Corrida do Jornal Farpas, seis cavaleiros que competiam pelo troféu Farpas para a melhor lide a cavalo, e três grupos de forcados para pegarem toiros Higino Soveral. A tarde apresentou-se quente e os aficionados da Figueira da Foz foram aos toiros, três quartos fortes de casa.
Os toiros da ganadaria Higino Soveral anteviam-se sérios e com trapio, mas acabaram por sair com pouca bravura, retirando emoção às lides a cavalo. Ainda assim saíram bem apresentados, com pesos entre os 520Kg e 450Kg.
Os Amadores de Alcochete abriram praça com o experiente forcado Carlos Dias, que realizou um boa pega ao primeiro intento. Bem a citar e melhor a fechar-se à córnea, Carlos mostrou como se pode tornar fácil uma pega de caras quando se está bem com o toiro.
Para o segundo toiro dos Forcados de Alcochete, saltou a arena Gonçalo Pinto. O toiro mostrou grandes dificuldades em arrancar para o forcado, fazendo com que este desfizesse a pega por duas vezes. Era um toiro reservado e manso que recuava na cara do forcado, Gonçalo apenas conseguiu consumar a pega ao quarto intento. Na primeira tentativa descompôs-se um pouco na cara do toiro, na segunda e terceira sofre violentos derrotes, apesar das ajudas chegarem atempadamente. O forcado deu merecidamente a volta com o cavaleiro.
Cavaleiros
Joaquim Bastinhas
Luís Rouxinol
João Salgueiro
José Manuel Duarte
Vitor Ribeiro
Gilberto Filipe
Forcados
Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneados por Vasco Dotti
Amadores de Alcochete, capitaneados por Vasco Pinto
Amadores de Coimbra, capitaneados por Luis Pires
Crónica em Tauromania
http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=cronicas&aID=2828
Reportagem fotográfica por Miguel Vidal Pinheiro
http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=reportagens&aID=2835
Reportagem fotográfica por Miguel Alvarenga